O PARTIDO

PBTM - Partido Bom pra Todo Mundo

PBTM – Partido Bom pra Todo Mundo

O PBTM – Partido Bom pra Todo Mundo – foi criado no caótico cenário político de 2014.

UM CANTO ECOOU

Na Avenida Rio Branco, durante um protesto popular, jovens gritavam: “Poder para o povo / Pra fazer um mundo novo“.

A ideia de que o poder deve ser transferido para o povo surge da urgência de avanços sociais muito básicos, como saneamento, liberdade e condições dignas de moradia, saúde e acesso à informação. Entretanto, este grito evoca a ideia equivocada de que, para fazer mudanças, é preciso estar no poder. E quem é o povo que entrará no poder? Aqueles que estavam cantando? Afinal, QUEM é o povo? O dono do Itaú é ou não é povo? O que seria o rico, então, já que “povo”, por definição, é um conjunto de indivíduos que constitui uma nação?

Para o fundador do partido, ficava cada vez mais claro que o poder não deveria pertencer ao PMDB, PT, PSDB, PSOL ou PSTU, ou até mesmo ao povo. Ao invés de “PODER PARA TODOS”, passou a imaginar o “PODER PARA NINGUÉM”. E foi nesse momento que conseguiu vislumbrar a verdadeira possibilidade de promover as mudanças que queremos.

SURGE UM DILEMA

Se ninguém tem o poder, mas todos compartilham as possibilidades e responsabilidades, surge a primeira reação: alguns espertos vão querer se dar bem em cima dos outros. De fato, vão. E não podemos controlar isso. O que podemos garantir é que a dignidade, a liberdade e as possibilidades de serem exatamente o que querem ser cheguem a todos. Para isso, é imprescindível que se discuta o valor do dinheiro, e que se imprima na capa da Constituição Federal a seguinte máxima: “dignidade não depende do poder de compra”.

Durante campanhas ou mandatos do PBTM, todo brasileiro será encorajado a pensar no outro: o rico deve pensar no pobre, o religioso deve pensar no ateu, o branco deve pensar no preto; mas também o gari deve pensar no banqueiro, o gay deve pensar no homofóbico e o índio deve pensar no fazendeiro. Se conseguimos a prisão de Sérgio Cabral, temos que lutar para que ele seja muito bem tratado na prisão. Senão, não faz sentido. Senão, tomamos apenas o lugar do opressor, o comando das armas, o controle das informações – ou seja, chegamos ao poder.

O QUE É BOM?

Bom é um valor imensurável, pessoal e intransferível. O que é bom para um pode não ser bom para o outro. Cabe, portanto, a cada cidadão eleger o que é bom para si mesmo, e respeitar o que é bom para o outro. Sempre pensando nos outros brasileiros. Em todos eles. Toda conversa será encorajada, em especial entre diferentes. Não temos dúvidas de que cada brasileiro saberá discernir o que é bom do que é ruim, apenas com a força de sua consciência e com o calor de seu coração.

O CORAÇÃO

A política mais efetiva é aquela que parte do coração e é feita com amor e emoção. O logotipo do partido é inspirado nessa ideia, e ilustra o órgão de mais alta patente da República que queremos: o coração humano, composto por todas as cores. Ele reflete a paixão que pulsa na veia dos brasileiros – dos fãs de futebol aos fãs de Lady Gaga -, a diversidade que nos une – ou deveria nos unir -, e a humanidade que nos falta.

O lema principal do PBTM é: EU PRA PRESIDENTE. Todos brasileiros serão convocados para tomar para si as responsabilidades pela mudança, e a pensar no próximo (calma, gente, o estado prega o amor, mas segue sendo laico). O bem do outro significa também o meu bem. Suas pautas serão minhas, e as minhas serão suas. Haverá discordâncias, mas o nível básico da dignidade humana dispensa debates e explicações. Todo mundo sabe. É só olhar para os outros e, em seguida, para dentro do seu próprio coração.

É BRINCADEIRA?

O PBTM é um partido real. A filiação ao PBTM é livre e gratuita. Por enquanto, ele não existe nas urnas eletrônicas. Detestamos burocracia, e estamos certos de que a desburocratização é uma importante mudança que todo brasileiro quer ver acontecer. Acreditamos que “mudança” não é algo que se pede, ou que se faz: mudança é algo que se é. Seja um filiado!

Não vote, lute!
Ou vote e lute!
Vote nulo!
Ou vote nu!

 

urna-inicio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s